histórico

A Associação Vida Jovem é uma organização não governamental localizada no Ipiranga que atende jovens de 14 a 21 anos do entorno e das comunidades vizinhas, oferecendo cursos de capacitação profissional em Administração com ênfase em Hotelaria e Turismo, Manutenção de Computadores (CISCO System), Eletricidade e Tecnologia e Web Design.

Fundada em 1987 por Pe. Eduardo Dougherty, um padre Jesuíta que soube do sucesso de um programa para crianças necessitadas que combinava acolhimento em casas-lares com ênfase em educação, desenvolvido pela Boys Hope Girls Hope em St. Louis, Mo., EUA. Ele trouxe este conceito ao Brasil e com a ajuda dos amigos estruturou a Associação com Peter Orglmeister seu primeiro Diretor Executivo. Vida Jovem começou com o acolhimento de crianças em situação vulnerável, oferecendo-lhes o acesso à saúde, educação, valores como afeto, respeito e principalmente alternativas para criar outra expectativa de futuro.

A partir de 2007 a associação inovou e criou o Centro Educativo Cultural, para prestar atendimento à comunidade do entorno e também das comunidades vizinhas. Inicialmente oferecia reforço escolar e atividades extracurriculares como dança, música, capoeira, percussão e outras expressões artísticas e culturais, porém com o desenvolvimento do projeto a associação escolheu priorizar a inserção de jovens no mercado de trabalho e focou em cursos de capacitação profissional.

Hoje já são seis anos formando jovens seguindo sempre o princípio de uma educação integral, trabalhando o indivíduo como um todo. Além das aulas técnicas todos os jovens realizam atividades de comunicação e expressão, inglês, raciocínio lógico, informática básica e práticas de gestão. Todas as atividades são elaboradas com o intuito de desenvolver as habilidades e competências dos jovens para que eles se destaquem em suas relações interpessoais. Com atividades mais práticas os jovens participam de simulações de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e elaboração de currículos para que se sintam fortalecidos e preparados para o mercado de trabalho. Além das atividades desenvolvidas com os jovens a associação também realiza acompanhamento psicossocial com os familiares dos participantes dos cursos.

Em 2013 a Vida Jovem assumiu como novo desafio investir apenas nos cursos de capacitação profissional e suspendeu os serviços de acolhimento institucional. Todos os atendidos nas casas-lares foram encaminhados para suas famílias e alguns para outras instituições parceiras.

Aos 30 anos a Vida Jovem está trilhando um caminho de sucesso em conjunto com os participantes e seus familiares. Muitos jovens já estão trabalhando, outros estudando, mas o mais importante é saber que toda essa realização vem de um esforço coletivo entre a equipe da associação e de todos os parceiros que colaboram, para que a cada dia, esse sonho se torne realidade.


Missão

Atender crianças e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes educação complementar e capacitação profissional para um desenvolvimento social pleno.

Visão

Ser referência na formação de cidadãos realizados e motivados a cooperar em suas comunidades.

Valores

  • A educação é fundamental para desenvolver o potencial de cada criança.
  • Toda criança tem a capacidade de se desenvolver quando se encontra em um ambiente seguro, com oportunidades e amor.
  • Integridade, honestidade, respeito e desejo de amar ao próximo, assim como ajudar o outro, são medidas essenciais para o êxito pessoal.
  • Cada indivíduo é responsável por seu destino, e as crianças devem ter o direito e a oportunidade para escolher um caminho no qual possam construir e aproveitar todo o seu potencial, da forma como desejarem.
  • Respeito, dignidade, valores, perspectivas e talentos de cada um são a base de um desenvolvimento sustentável do individuo assim como a formação de uma comunidade forte e engajada socialmente.
  • Espiritualidade e uma vida ativa de fé são elementos essenciais para o desenvolvimento pessoal saudável.

Certificados

  • Utilidade Pública Municipal
  • Utilidade Pública Federal
  • CMDCA
  • CEBAS
  • COMAS
Nossa luta é diária e nosso propósito é único! Faça parte dessa história!

Eventos

Todos os anos realizamos nosso jantar beneficente para arrecadar fundos para Vida Jovem. Nossos eventos reúnem convidados, parceiros e apoiadores que contribuem para a realização de nosso leilão ao vivo e silencioso. Todos os valores arrecadados ajudam a instituição a dar continuidade nos projetos oferecidos aos jovens. Confira as fotos abaixo!


2018

2017

2016

2015

2014

2013

DIRETORIA E CONSELHO

Presidente

Elise Romeu Banco Crédit Agricole Brasil

Vice-Presidente

Fabio Troiani Aços Vic

Diretor Financeiro

Dárcio Aurélio Benetton Lazzarini Varanda Gril

Secretário

Henrique Martins CMG Law

Presidente do Conselho

Aleixo Vaquero Quatá Confidence Capital

Presidente Honorária do Conselho

Edelgard Ingrid Orglmeister Orglmeister e Associados

Conselheiros:

Alberto Gaidys Wright Capital

Cláudia Kugelmas Mello Osorio e Maya Ferreira Advogados

Daniela Pereira Bottai

Donald Baker White&Case

Eduardo Vidigal Martinelli Johnson & Johnson

Fábio Coronatto Lazzarini Varanda Grill

Fábio Scheliga Microsoft

Fabio Troiani Aços Vic

José Luiz Pinto Diamond Mountain Capital Group

Marcelo Tomaszewski Imbeana Capital Partners

Mirian Mariottoni Semeghini de Souza

Osorio e Maya Ferreira Advogados

Pe Eduardo Dougherty TV Século 21

Pietro Biselli Ferreira Vision Brazil Investments

Richard Lark Endurance Partners

Roberto Vilela Resende RVR Auditoria

Walter Ferreira Filho Consultor

equipe

parceiros

Contato

Associação Vida Jovem

Rua Padre Marchetti, 240/242
Ipiranga, São Paulo/SP, 04266-000
T: (11) 2063-1230
contato@vidajovem.org

Siga-nos

Onde estamos